Estratégias de Liderança Para o Modelo de Jogo no Futebol | Ligação Campo-Balneário

Formação de Componente Específica: Futebol
Formação de Componente Geral: TEF/DT

Objectivo da Ação

O Modelo de Jogo e de Treino é fundamental para guiar e colocar em prática as ideias do treinador em campo. Hoje, ter um modelo de jogo organizado e ajustado à equipa pode ser um elemento base, dir-se-ia mesmo essencial para qualquer treinador se conseguir guiar durante o processo durante toda a duração da época. O Modelo de Treino, por si só permite ao treinador, ter um padrão semanal que utiliza para colocar em prática as ideias que quer preparar para o jogo. E tudo seria perfeito se os atletas simplesmente chegassem ao treino motivados, prontos para treinar e altamente concentrados naquilo que o treinador lhes diz para fazer. Mas a realidade não é essa. Constantemente encontramos ideias muito interessantes para serem trabalhadas no treino, exercícios criados através de horas de pesquisa ou da criatividade do treinador, mas quando estes são comunicados aos atletas, muitos deles não estão disponíveis para ouvir e outros começam o exercício e não estavam concentrados no que era preciso realizar. Ao fim de alguns dias, semanas ou meses, existe uma enorme diferença entre as ideias iniciais na mente do treinador e o que efetivamente os atletas fazem no campo. A eficácia do treino perdeu-se pela falta de capacidade de comunicação pelo treinador no balneário, pela dificuldade de dar a entender a transferência que existe entre o que se vai fazer no exercício e como aquilo acontece na competição, que os próprios atletas se distraem e não conseguem manter a sua concentração para gerar um treino totalmente eficaz. O treinador nesse momento entende que ao Modelo de Jogo é preciso adicionar estratégias não só para o jogo como para a sua comunicação, para a concentração dos atletas, e para a motivação. Tudo isto completa o também essencial e necessário, Modelo de Liderança no Futebol.


Destinatários

Técnicos de Exercício Físico, Directores Técnicos, Coordenadores Técnicos Futebol, Treinadores de Futebol Profissionais/Amadores, Professores Ed. Física e Desporto, Estudantes Ciências do Desporto e demais interessados.
Pré-requisitos não existentes.


Objectivos a Atingir

presente formação tem como objetivo dotar o formando da capacidade de liderar consoante o nível de competência e o nível de motivação do atleta para a realização dos conteúdos de treino. Desta forma, visa-se dar ao treinador o entendimento de como transformar atletas que cumpram os objetivos dos exercícios, gerando atletas motivados para a realização das ideias do treinador. Objetiva-se a partilha de técnicas de comunicação persuasiva, por forma a que os atletas consigam ouvir os conteúdos num estado concentrado. O treinador terá ainda acesso a ferramentas de gestão das emoções que facilitará a resposta dos atletas em competição aos diferentes eventos negativos, como sofrer uma expulsão ou um golo ou ainda dar a volta a um resultado.


Programa da Formação

Fevereiro 2019
Bloco 1 - Técnicas de Comunicação Persuasiva (8h)

Aula 1 - Conteúdos Programáticos: 4h (4TP)
• Entender as Ideias do Treinador durante o Microciclo e aplicá-las.
• Comunicar Eficazmente sem Repetir constantemente.
Aula 2 - Conteúdos Programáticos: 4h (4TP)
• Comunicar em Grupo em Diferentes momentos.

Bloco 2 - Atletas Motivados para a Realização dos Teus Exercícios (8h)

Aula 3 - Conteúdos Programáticos: 4h (4TP)
• Saber como Motivar Atletas para que oiçam os Conteúdos.
Aula 4 - Conteúdos Programáticos: 4h (4TP)
• Aceleração da Disponibilidade para Começar os Exercícios.
• Alta Competitividade nos Exercícios em Segurança e sem Resmungar.

Março 2019
Bloco 3 - Transformar Atletas que Cumpram os Objetivos dos Exercícios (8h)

Aula 5 - Conteúdos Programáticos: 4h (4TP)
• Total Concentração em Cada Momento do Exercício.
• Diminuir Tempos de Desconcentração que Originam Erros.
Aula 6 - Conteúdos Programáticos: 4h (4TP)
• O Método para ler a Mente dos Atletas.

Bloco 4 - A Gestão das Emoções | Aprender a: (8h)

Aula 7 - Conteúdos Programáticos: 4h (4TP)
• Introdução à Inteligência Emocional de Equipas no Futebol
Aula 8 - Conteúdos Programáticos: 4h (4TP)
• Aumento das Oportunidades de Golo para Massacrar o Adversário;
• Depois de sofrer um Golo dar a Volta ao Resultado;
• Manter a Competitividade embora esteja a perder por 2 para Empatar.


Formatos Disponíveis



Presencial

Inscreva-se já por apenas 250€ *

* Pode fazer o pagamento em duas prestações de 125€


IPDJ

Formação Creditada pelo IPDJ com a atribuição de 6,4 Créditos para a renovação do Título de Treinador Futebol (Grau I, II, III e IV), Técnicos de Exercício Físico e Diretores Técnicos.




Acreditações

Sapienta
DGERT
IPDJ