Universidade e Futebol Profissional

Formação de Componente Específica: Futebol

Objectivo da Ação

O processo formativo universitário apresenta na sua génese a ideia de universal, a possibilidade de refletir, conhecer, criticar, compreender e investigar. Todo e qualquer fenómeno humano e natural pode e deve ser tentado o seu conhecimento para que melhor se possa agir sobre ele. Neste particular o futebol não é exceção. Como atividade humana que é encerra nela a complexidade de uma matéria mutável, imprevisível e em contante adaptação. Conhecer as variáveis que compõem a biologia, capacidades, ideias, especificidades próprias do jogo e do ser humano é aquilo que tenta fazer quem tem na universidade a sua escola, a sua entrada para dar sentido ao desconhecido. Nesta passagem para a prática profissional, ao treinador de futebol é-se permitido usar dos conhecimentos apreendidos para consolidar práticas e aprimorar ações técnicas próprias do uso do conhecimento e da aprendizagem prática. Esta relação práxica, que junta a teoria e a prática, é capaz de desenvolver os melhores profissionais, capazes de pensar e colocar em causa os fenómenos e ainda a adaptar a operacionalização da sua ideia em função de dados concretos. Esta é a universidade que se tem como pretendida para um futuro com o conhecimento colocado ao serviço da prática.


Destinatários

Coordenadores Técnicos Futebol, Treinadores de Futebol Profissionais/Amadores, Professores Ed. Física e Desporto, Estudantes Ciências do Desporto e demais interessados.
Pré-requisitos não existentes.


Objectivos a Atingir

Objetiva-se que no final da ação o participante seja capaz de compreender a mais valia da formação académica (universitária) num fenómeno altamente competitivo como é o do futebol profissional. Objetiva-se ainda a promoção da discussão em formato “fórum” para que seja possível o diálogo salutar que permita desenvolver um raciocínio crítico sobre o papel da universidade no ensino do “ser” treinador e das mais valias transportadas para o “terreno” enquanto treinador de futebol.


6 Formadores de Excelência

Clique sobre o formador para mais informações

João Alves

João Alves

João Pereira

João Pereira

João Peixeiro

João Peixeiro

Filipe Costa

Filipe Costa

André Lourenço

André Lourenço

Tiago Matos

Tiago Matos


Programa

Painel I | Contexto Seleção Nacional Futebol
Horário 19:30h às 21:30h (2h)
Formador(es) João Alves; João Pereira; João Peixeiro

Painel II | Contexto Clube de Futebol
Horário 21:30h às 23:30 (2h)
Formador(es) Filipe Costa; André Lourenço; Tiago Matos

Temas de Reflexão e Discussão
- A Universidade Enquanto Fator Decisivo na Formação
- Reflexão Crítica Sobre o Ensino do Futebol
- A Relação Entre o Ensino Universitário e o Futebol Profissional


Formatos Disponíveis



Distância

Inscreva-se já por apenas 10€


IPDJ

Formação Creditada pelo IPDJ com a atribuição de 0,8 Créditos para a renovação do Título de Treinador Futebol (Grau I, II, III e IV).




Está interessado nesta Formação?

Preencha com os seus dados o formulário em baixo!

A sua Pré-Inscrição foi enviada com Sucesso!
Ocorreu um erro! Por favor tente mais tarde.

Formulário de Pré-Inscrição

* Campos de preenchimento obrigatório

Acreditações

Sapienta
DGERT
IPDJ

Apoios/Parcerias

Os nossos Contactos

Se precisar de algum esclarecimento adicional sobre este curso ou sobre os dados que precisa preencher no formulário, por favor, use os contactos abaixo indicados.